Calendário do E-commerce 2023 – Melhores datas para lojas virtuais

Calendário do E-commerce 2023 – Melhores datas para lojas virtuais

Com o fim de 2022 se aproximando, chega a hora de executar o planejamento do próximo ano. Para quem tem loja virtual, o Calendário do e-commerce 2023 é uma ferramenta essencial para planejar todos os objetivos relacionados ao posicionamento de marca e o aumento das vendas no comércio eletrônico e não esquecer nenhuma data comemorativa importante para o e-commerce. 

Nos últimos dois anos o e-commerce brasileiro apresentou números históricos e se firmou como uma aposta certeira para os varejistas, principalmente para aqueles que iniciaram um negócio.

Para atrair esse público, é necessário ir além das campanhas de Black Friday e Natal. Existem diversas datas comemorativas que podem ser utilizadas para executar campanhas de vendas e descontos na sua loja virtual. Por isso é tão importante que você conheça todas as possibilidades de datas do Calendário de E-commerce em 2023.

A ideia principal é que você faça um estudo de todas as datas que serão apresentadas no calendário do e-commerce e possa avaliar como elas podem ser exploradas no seu planejamento de conteúdo para as redes sociais, e-mails e também para desenhar campanhas e promoções que serão lançadas pela sua loja virtual no próximo ano. Acesse agora o calendário do e-commerce 2023:

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Confira abaixo as principais datas comemorativas no nosso calendário de vendas para e-commerce 2023 para serem utilizadas na sua loja virtual:

  •  Dia do Leitor: 07 de Janeiro.
  • Valentine’s Day: 14 de Fevereiro.
  • Dia Internacional da Mulher: 08 de Março.
  • Dia do consumidor: 15 de Março.
  • Dia Mundial do Livro: 23 de Abril.
  • Dia das Mães: 14 de Maio.
  • Dia dos namorados: 12 de Junho.
  • Dia das Crianças: 12 de Outubro.
  • Black Friday: 24 de Novembro.
  • Natal: 25 de Dezembro.

Baixe nosso calendário do e-commerce e veja as datas completas.

 

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JANEIRO – Calendário de vendas

Dia do Leitor: 07 de Janeiro

Ótima data para o mercado de livros, e-books e presentes temáticos para o público consumidor de livros.

Dia da Saudade

Dia para fazer ações de marketing que tenham ligação à afetividade nas compras. 

FEVEREIRO – Datas para loja virtuais

Valentine’s Day

O dia dos namorados na América do Norte está cada vez mais popular no Brasil, vale apostar em campanhas e promoções para essa data.

Dia do Esportista

Boa oportunidade para vendas de produtos e roupas que estão diretamente ligados à prática de esportes. 

Carnaval

Com as festas no Brasil canceladas, essa data no próximo ano servirá para ações de marca e posicionamento.

MARÇO – Calendário Varejo

Dia Internacional da Mulher

Uma das datas mais importantes do varejo, atente-se ao tipo de campanha para não cair em discursos machistas. Não dê desconto apenas em produtos de cama, mesa e banho ou eletrodomésticos.

Dia do Consumidor

Seja criativo! Aposte em ações de fidelização dos clientes e promoções que possam trazer novos consumidores até você.

St. Patrick’s Day

Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Essa data tem se popularizado cada vez mais no Brasil e, como no país de origem, é comum festas temáticas com trevos e com consumo de cerveja e whisky. Ótima oportunidade para alavancar as vendas de artigos relacionados a bebidas e festas.

Início do Outono

É uma ótima opção para e-commerces de moda fazerem troca de coleção, lançamentos de novas peças e acessórios ligados às mudanças de estação!

ABRIL – Calendário do E-commerce

Páscoa

A principal data para o mercado de chocolates, doces e alimentos. Invista em uma comunicação ativa e inspirada nas simbologias da data.

Dia Mundial do Livro

Assim como o dia do leitor, essa data é ideal para promoções de livros, trilogias e produtos relacionados à literatura.

MAIO – Datas para loja virtuais

Dia do Trabalho

Feriado Nacional. Uma ótima data para promoções relacionadas a produtos que estão na rotina dos trabalhadores, como materiais de escritório, máquinas e equipamentos.

Dia das Mães

Data muito celebrada pelos brasileiros, ótima para descontos e campanhas emotivas, que lembrem a importância da família.

Dia do automóvel

Uma ótima oportunidade também para adquirir novos consumidores de autopeças e acessórios automotivos que não tem familiaridade com esse tipo de compra virtual.

Dia do Orgulho Nerd

Jogos, livros, artigos temáticos e cultura cyber são apostas para esse dia. Grande oportunidade para quem vende produtos personalizados. 

JUNHO – Calendário de vendas

Dia dos Namorados

Campanhas de afeto, descontos para produtos que sejam comprados em dobro, conjuntos e kits são ótimas apostas para essa data.

Dia do Orgulho LGBT

As marcas estão cada vez mais empenhadas a criar campanhas nesta data para aumentar o vínculo com o seu público LGTB. É importante que seja um posicionamento consistente, não faça ações oportunistas,  isso poderá prejudicar a sua marca.

Início do Inverno

O inverno é uma oportunidade para lojas com segmento de casa e decoração, eletrodomésticos e outros produtos para tornar a casa mais aconchegante, além de itens alimentícios e o carro-chefe Moda e Acessórios. Aproveite a época para trocar coleções e fazer campanhas destacando o início dessa estação. 

JULHO – Datas para loja virtuais

Dia do Rock

Ótima data para venda de discos, livros biográficos, roupas e artigos temáticos.

Dia do Futebol

Paixão nacional, a data atrai todos os tipos de consumidores. Essa é a hora dos apaixonados por esporte terem vez nas promoções.

Dia do Motociclista 

A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas. Uma excelente oportunidade para lojas especializadas em acessórios e equipamentos promoverem campanhas promocionais, conquistando novos clientes.

Dia dos Amigos

Pode ser uma grande oportunidade para compras de produtos em conjunto, combos e promoções de leve 4 pague 3, por exemplo. 

AGOSTO – Calendário Varejo

Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, essa data é muito relevante para o mercado brasileiro. Aposte em campanhas com apelo emocional e que incentivem a entrega de presentes.

Dia do Estudante

Além de investir nas promoções de materiais escolares e descontos em livros, notebooks e outros produtos eletrônicos como tablets são uma ótima opção para esse público.

Dia da informática

Ótima data para lançamentos e divulgações de produtos tecnológicos e acessórios de informática.

Dia dos Solteiros

Essa data surgiu na China quando os grandes players do e-commerce oriental a definiram como o ‘dia de presentear a si mesmo’. O índice de faturamento lá é altíssimo e aqui no Brasil essa data começou a ganhar força em 2019. 

 

SETEMBRO – Calendário do E-commerce

Começo de setembro – Semana do Brasil

Em contraponto a Black Friday, essa data surgiu como um apoio aos lojistas brasileiros para alavancar seus resultados nas lojas físicas. Evoluindo a cada ano, é esperado grande movimentação em 2022.

Dia do Cliente

Aqui valem as mesmas dicas do Dia do Consumidor, no entanto, a data de setembro possui um apelo menor. Esse pode ser um momento para explorar a fidelização.

Inicio da Primavera

Toda mudança de estação é uma ótima oportunidade para e-commerces de moda. Essa data também signica a volta das temperaturas mais quentes e da estação mais colorida do ano. Invista em campanhas divertidas, com opções de esporte e lazer, muitas cores e temas leves. É um bom momento para fazer a queima de estoque dos itens de inverno.

 

OUTUBRO – Calendário de vendas

Dia das Crianças

Essa data precisa ser trabalhada com antecedência, uma vez que as crianças serão presenteadas. Campanhas de frete grátis e novas formas de entrega podem ser grandes diferenciais.

Dia do Professor

Boa data para trabalhar com artigos que possam ser dados de presente, como flores e livros.

Dia Nacional do Livro

Aqui, valem as mesmas dicas para a data internacional em abril e o Dia do Leitor.

Dia das Bruxas (Halloween)

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos, no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos com bom humor e referências da cultura pop. 

 

NOVEMBRO – Datas para loja virtuais

Black Friday

A principal data do comércio eletrônico, nos últimos três anos vem crescendo ano a ano e promete trazer resultados ainda maiores em 2022. Se planeje com antecedência!

Cyber Monday

Primeira segunda-feira após a Black Friday também está cada vez mais popular no Brasil. Ótima oportunidade de queima de estoque, descontos maiores ou oferta em produtos diferentes da Black Friday. 

 

DEZEMBRO – Calendário do E-commerce

Início do Verão

Ótimo momento para investir em campanhas de lazer e turismo, com moda praia, esporte, e produtos relacionados a viagens. Os e-commerces de Moda e acessórios podem fazer as mudança de coleções e queimar o estoque das passadas

Natal

É aqui que você vai precisar trabalhar muito bem a comunicação e se destacar dos concorrentes. Tematizar a loja, redes sociais e sua comunicação é indispensável.

Réveillon

Último dia de 2022, utilize para postagens e campanhas de agradecimentos e que enfatizam a importância do cliente no ano que se encerra!

 

Tenha um calendário do e-commerce na íntegra para te ajudar

 

Quer dicas de planejamento e mais informações sobre as principais datas do e-commerce em 2023? Baixe agora o nosso calendário totalmente gratuito!

 

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