Atualmente é impossível pensar em presença digital ou vendas online sem pensar em mobile, afinal a grande maioria da população adulta do mundo vive com o celular na mão boa parte do tempo. Para o comércio eletrônico ter um site responsivo é o mínimo para conseguir se manter vendendo. Existem algumas formas de tornar ainda melhor a experiência de compra dos usuários mobile, é aí que entra o PWA (Progressive Web App).
O que é um PWA?
O PWA (Progressive Web App) ou em português Aplicação Web Progressiva, é um modelo de desenvolvimento de software, que tem como objetivo transformar ou desenvolver páginas da web com funcionalidades parecidas com aplicativos mobile nativos. O PWA é uma alternativa aos aplicativos nativos, pois nem toda empresa tem condições para investir na produção de aplicativos próprios. Algumas das vantagens do PWA em relação ao desenvolvimento de aplicativos nativos são: menor custo e tempo de desenvolvimento, pode ser divulgado e baixado diretamente do site ou loja virtual, independência das lojas de aplicativo, compatível com os principais sistemas operacionais, pode ser instalado no desktop.
Algumas das principais características de um PWA segundo o Google são:
Progressividade
Isso quer dizer que a tecnologia funciona para qualquer usuário, independente do navegador usado, pois o aprimoramento é progressivo.
Semelhança com aplicativos
Experiência de uso e funcionalidades parecidas com um aplicativo nativo.
Navegação Offline
Desenvolvido para trabalhar de forma offline se preciso ou em conexões de baixa qualidade.
Responsivo
Se adequa de forma inteligente a qualquer formato de tela, uma característica essencial para o comércio eletrônico.
Atual
Tecnologia em constante evolução e atualização.
Reenvolvente
Permite a utilização de recursos próprios de aplicativos nativos para melhorar o reengajamento de usuários e clientes.
Linkável
Pode ser compartilhado através de URL sem a necessidade de instalações avançadas.
Seguro
Trabalha somente em https para fornecer o máximo de segurança aos usuários, garantindo a preservação dos dados.
Instalável
Permite que os usuários façam a instalação de atalhos na tela inicial de seus dispositivos.
Descobrível
Por mais que o PWA não seja um aplicativo nativo ele é identificado como um aplicativo e pode ser encontrado pelos mecanismos de busca com tal. Além disso, trabalhar com PWA pode melhorar de forma significativa o ranqueamento de um site.
Por que utilizar PWA para minha loja virtual?
Vimos que o PWA é uma tecnologia muito vantajosa em diversos aspectos, porém, na prática, quais os benefícios para quem vende online? Bom caro lojista, existem inúmeras possibilidades de aplicações para lojas virtuais, algumas das principais são:
Instalação de aplicativo
A principal vantagem do PWA para lojas virtuais é a possibilidade de instalar um aplicativo na página inicial do dispositivo do seu cliente. Isso permite o acesso mais rápido da loja virtual, além de uma experiência de navegação aprimorada. Além disso, essa instalação pode ser oferecida diretamente no site da própria loja virtual, sem depender de lojas de aplicativos para fazer a publicação. Esse aplicativo também pode ser compartilhado via link, dando diversas possibilidades de divulgação.
Outra vantagem do PWA é que o aplicativo tem um tamanho bem menor se comparado com os aplicativos nativos, isso permite que o usuário não precise se desfazer de arquivos e outras aplicações para realizar a instalação.
Push notification
Push notification nada mais é que a função de enviar notificações para o dispositivo do usuário. Com essa aplicação é possível enviar notificações de confirmação de compra, mudança de status de envio, aprovação de pedido, entre outras notificações personalizadas de divulgação, ações promocionais e cupons de desconto. Tudo isso chegando diretamente no dispositivo do seu cliente, seja ele mobile ou desktop.
Melhoria de Ranqueamento
Como citamos acima, o PWA pode ser identificado como um aplicativo pelos principais mecanismos de busca, isso faz com que o ranqueamento da loja virtual fique mais competitivo, conquistando posições mais próximas das primeiras páginas.
Mais rápido
Utilizar o PWA torna melhor a experiência do usuário, pois proporciona uma navegação mais rápida em todos os dispositivos mesmo utilizando uma conexão de baixa qualidade.
PWA na Loja Virtual Oruc
Aqui na Oruc todos os clientes terão acesso à ferramenta de PWA na versão gratuita, que possibilita o lojista oferecer a seus clientes a instalação do aplicativo para aprimorar sua experiência. Além disso, na versão Pro da ferramenta o lojista terá acesso a diversos recursos como envio de notificação padrão e personalizada, personalização do layout da mensagem no campo de instalação do aplicativo, personalização do campo de ativação de notificações, visualização de dados de conversão, gestão de clientes com acesso ao aplicativo, entre outras funções.
Ter um meio de comunicação constante com seus clientes, em tempo real, em qualquer dispositivo, pode aumentar a conversão da sua loja virtual de forma incrível. Alguns dos maiores players do mercado de comércio eletrônico já estão apostando na tecnologia e estão obtendo excelentes resultados. Um caso que podemos citar de exemplo é o da empresa Alibaba, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico B2B do mundo, ela conseguiu aumentar em 76% as conversões no mobile utilizando o PWA, segundo o Google developers. Outro caso de sucesso é a utilização do PWA pela empresa Flipkart, maior e-commerce da Índia, que conseguiu aumentar em 70% sua taxa de conversão e em 3x a permanência de clientes no site.
Pensando em montar uma loja virtual com todos os benefícios do PWA? Faça um teste grátis de 15 dias na Oruc e confira todos os recursos que nossa plataforma pode oferecer, não precisa de dados de pagamento, nem de contratação plano. Clique no botão abaixo e teste já.