5 dicas de gestão de estoque para loja virtual

5 dicas de gestão de estoque para loja virtual

Não importa se é uma loja física ou online, o gerenciamento de estoque é um dos pilares para ter um negócio de sucesso. Com o crescimento do e-commerce e os lojistas migrando para o online, é necessário ampliar a visão sobre a gestão de estoque para lojas virtuais para ter bons resultados.

Os empreendedores de primeira viagem podem ficar confusos quando o assunto é o armazenamento e estocagem de produtos, é um assunto pouco falado e muitas vezes mal compreendido, especialmente quando se trata de uma operação com multicanais. Se você vai criar ou tem uma loja e não sabe como gerenciar o estoque da melhor forma, continue lendo este artigo para pegar todas as dicas!

Controle de estoque

Para ter controle sobre as suas vendas e sobre a gestão de todos os produtos, você precisará ter controle do estoque. Por isso, caso tenha um estoque próprio, é preciso organizar os produtos em categorias para facilitar a localização e fazer um inventário para registrar a entrada e saída no estoque.

O controle dos produtos vendidos pode ser feito diretamente por uma plataforma de e-commerce. Porém, é muito importante que as características exatas do produto sejam especificadas tanto no registro do estoque quanto na venda. Por exemplo, a venda de uma blusa, não deve constar apenas como uma unidade de blusa. Precisa ter as especificações como: tamanho P, vermelha, etc.. Com essas características registradas, fica mais fácil a gestão do estoque, o controle de pedidos e também ajuda a entender quais modelos dos produtos estão vendendo mais.

Além disso, é muito importante que você tenha controle sobre os pedidos que não foram pagos pois eles devem constar como disponíveis para os clientes. Para que esse processo não se torne algo trabalhoso, é imprescindível que a plataforma da sua loja virtual faça esse processo automaticamente. Assim, você evita trabalho manual e pode focar em outros pontos da gestão da sua loja virtual.

Tenha controle de entrada e saída

Para que o controle do estoque não se perca, é necessário ter muita atenção no registro de entrada e saída. Dessa forma, organize todos os produtos assim que recebê-los do fornecedor e registre em uma planilha, separando-os por suas características principais. Após isso, faça a atualização quantitativa na sua loja virtual.

É muito importante destacar que o registro de um produto na loja virtual é feito uma única fez, depois o que é atualizado é a sua disponibilidade. Ou seja, não será necessário registrar fotos, descrição e nome todas as vezes que o estoque for reabastecido, o que será registrado é a quantidade de produtos que você tem estocado.

Analise e trabalhe com métricas

Para gerenciar qualquer negócio, e obter sucesso, é preciso ter métricas que auxiliem na tomada de decisão. No caso do gerenciamento do estoque, elas são extremamente necessárias.

Dentro das métricas de estoque, o primeiro ponto que deve ter atenção é o tempo de ciclo ou ponto de pedido. Ele que indicará o intervalo de dias necessário para fazer a compra e receber as mercadorias no momento certo. Para ter o número exato de dias, calcule a média de consumo das mercadorias por dia, lembrando de se atentar a possíveis sazonalidades, consulte o tempo de reposição das mercadorias em dias e confira o seu estoque mínimo. Dessa forma é possível se planejar para reabastecimentos rotineiros, datas comemorativas ou fases sazonais de um produto específico.

Outro ponto relevante nas métricas de estoque é a área disponível para o seu acervo. É necessário entender a capacidade para receber e alocar os produtos. Segundo as práticas atuais do mercado, é necessário ter cerca de 85% de ocupação total de estoque.

Além disso, outras duas métricas são necessárias para se ter um gerenciamento assertivo: o consumo médio e a cobertura de estoque.

O consumo médio é um demonstrativo da quantidade de itens vendidos em um determinado período. Com as promoções e datas comemorativas essa métrica pode ter variações, mas no geral ela serve para ter uma noção da quantidade de cada produto que é necessária para ter no estoque.

Já a cobertura de estoque te permite entender quanto tempo o seu estoque atual atenderá a demanda sem que seja necessário fazer uma reposição imediata. Para conseguir calcular esse indicador, é preciso cruzar a quantidade de produtos em estoque com a previsão de vendas, podendo variar de acordo com os produtos.

Priorize o relacionamento com os fornecedores

Eles são os principais parceiros do seu negócio, sem eles a sua loja virtual não funciona. Da matéria-prima a embalagem, os fornecedores têm um grande impacto no sucesso da sua loja virtual. Por isso, é fundamental que você mantenha uma boa relação com eles.

Não resuma os fornecedores apenas ao preço, procure por aqueles que transmitam confiança, e trabalhem com base na transparência e diálogo. Tenha muita clareza ao negociar contratos e, sempre ao escolher ou ao decidir, se atente se os fornecedores estão alinhados aos prazos que você definiu. Lembre-se da importância deles para o sucesso do seu negócio, mantenha sempre uma relação de parceria.

Automatize o gerenciamento do seu estoque

Quando o estoque de uma loja virtual é gerenciado manualmente muitos erros podem acontecer, e a maioria deles são erros básicos que podem ser evitados com pouco. Por isso é muito importante investir na automatização do seu estoque. Nesse caso, um ERP específico para gestão de estoque pode ser uma boa opção.

Por outro lado, se faltam recursos para investir em um ERP, ter uma plataforma de e-commerce que automatize o seu estoque através de telas para gestão em massa do estoque ou mesmo através de exportação e importação de planilhas pode ser uma ótima opção. Assim, você consegue acompanhar tudo por uma única plataforma.

Não importa se você opte por um ERP ou pela gestão de estoque através das planilhas, com a Oruc é possível ter o melhor dos dois. Nossa plataforma integra com qualquer ERP e também te dá a oportunidade de fazer a gestão de estoque pelo envio de planilhas, fazendo que tudo fique mais fácil. Quer conhecer e ver como funciona? Faça um teste grátis na nossa plataforma!

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